2 de abril de 2014

❤ Como escolher a Base ideal para você - Parte 1

Olá penteadas, tudo bem com vocês?

Atendendo aos pedidos de algumas leitoras que deixaram comentários lá na Fanpage do Blog, elaborei esse post para falar sobre Bases! Acho um item IMPORTANTÍSSIMO dentro de uma boa maquiagem elaborada, por isso gera tantas dúvidas na hora de escolher e principalmente acertar o tom da nossa pele para não fazer feio!

Agora me responda; qual a necessidade de uma base na sua maquiagem? Para cobrir as manchinhas da pele? Para uniformizar um pouquinho seu tom? Para usar todo dia para ir trabalhar/ir a faculdade ou para aquela mega festa no final de semana?

Procure a finalidade da base antes de procurar a própria base para chamar de sua! Mas, escolher uma base é bem mais difícil que podemos pensar! Precisamos seguir um “passo a passo”, analisar um conjunto de fatores que levarão a escolha certa do produto. Se você não acertar, ao menos bem próximo você irá chegar! Rs

Achei que o post ficou muito longo, e dividi em duas partes!

Então, vamos por passos!

O que procurar em uma Base para você?

Por mais que você procure indicações de outras pessoas, lembre-se que o produto precisa ser adequado a você, a sua pele! Contando com isso, faça essa pergunta para você mesma: quais os itens importantes em uma base para mim?

Exemplos de alguns itens:

  • Controle de oleosidade/Brilho
  • Hidratação
  • Anti-idade
  • Alta Duração
  • Baixa Transferência
  • Cobertura Alta, Média, Baixa?
  • Acabamento Fosco, Brilho/Acetinado?
  • Base confortável
  • Base com FPS
  • Base Compacta ou Base Líquida?
  • Embalagem
  • Preço
Feito isso, enumere alguns itens que você acha importante e procure encontrá-los nos produtos que irá pesquisar.

Quais os tipos de acabamentos das Bases?

Matte ou Opaca: não terá brilho;

Semi-Matte: Assemelham-se as coberturas opacas, porém não fica tão artificial ou pesada;

Satin ou Acetinado: Esse acabamento vai trazer um leve brilho;

Sheer: É um acabamento bem fino, com pouca cobertura.

Quais os tipos de coberturas das bases?

Cobertura Leve: Como o próprio nome já entrega, essa base possui uma cobertura leve e bem natural. Traz a finalidade de uniformizar o tom de pele e esconder imperfeições menores, viável para ser usada no dia a dia. Se você tem uma pele que não precisa de muita correção e apresenta poucas manchas, esta é a cobertura indicada para você!

Cobertura Média: Vai cobrir a maioria das imperfeições? Sim! Porém não irá cobrir todas. Imperfeições como olheiras, manchas de espinhas e sardas geralmente são bem disfarçadas com essas bases. Justamente por ter uma cobertura maior, essas bases são mais indicadas para eventos noturnos ou situações em que se faz necessário um disfarce maior das imperfeições da pele.

Base de Cobertura Total: Essa será a aliada para quem tem uma pele bem trabalhosa, porque esse acabamento irá cobrir TODAS as imperfeições do rosto. São indicadas para usar em eventos em que é necessária uma correção total de pele (casamentos, formaturas, festa de debutantes, etcs).

Mas...atenção Penteadas! Quando eu falo que a base trouxe uma cobertura ‘leve ou natural ou adequada’ é porque ela foi usada na medida certa, sem exageros. Se você depositar muito produto, com certeza vai lhe trazer um efeito de ‘arga massa’ no seu rosto! Haha

ABRA o olho nesse ponto e entenda que quanto maior a cobertura mais artificial a maquiagem vai ficar.

Quais os tipos de texturas de bases?

Líquidas: Indicadas para todo tipo de pele e geralmente a cobertura é leve a média.

Foto: Google

Compacta: Também indicada para todos os tipos de pele, a durabilidade dessa textura é maior que a base líquida (isso também depende da marca em questão e do tipo de pele, essa textura pode “craquelar” ao ser aplicado).

Foto: Google


Em mousse: Indicadas para quem tem pele mista e oleosa; com uma cobertura também moderada e trazendo um efeito bem natural.

Foto: Google


Em pó: Adequada para todo tipo de pele, porém são maravilhosas para as peles mistas e oleosas. Possui cobertura leve a média.

Foto: Google

Qual é a melhor para o meu tipo de pele?

Pele Seca: Se sua pele é seca ela precisa de hidratação, então aposte nas bases líquidas ou cremosas, elas irão dar cobertura e hidratação. Evite bases em pó, produtos assim tendem a ressecar a pele.  Acabamento: Sheers ou acetinados.

Pele Normal: Esse tipo de pele é liberado para usar qualquer tipo de base. Daí vai do que você prefere para o dia a dia, duração, hidratação, anti idade.

Pele Mista ou Oleosa: Fuja das bases mais brilhosas e molhadinhas, elas vão aumentar a impressão de oleosidade na sua pele! Acabamentos: Opacos ou Semi Opacos.

Bem Penteadas, eu sei que são muitas informações mas vocês precisam ler para ir juntando as respostas para a sua escolha! E para descontrair depois de uma longa leitura e fazer com que vocês tomem coragem para fazer tudo isso, deixo exemplos aqui de quem não caprichou na escolha:

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google


Ajudei? Gostaram? Eu torço muito para que sim! Aguardem o próximo Post dessa Saga! rs


5 comentários:

  1. Adorei o post... Eu pensei q so tinha diferença em relação as cores da base rs. Bjs! Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existe mais diferenças! rs Beijos

      Excluir
  2. Amei as dicas! Bem util o post!
    E ri muito com os exemplos do final! Nem as famosas escapam do erro!

    www.lentefashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me diverti procurando fotos desses exemplos! Obrigada pela visita! beijos!

      Excluir
  3. Muito obrigada Ruiva. As dicas são muito úteis para mim.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado para publicação. Obrigada!

PENTEADEIRA DA RUIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.